Buscar
  • JokeBox

Que tal uma partida de Gwent?

Aqui na Jokebox, amamos todo tipo de card games, inclusive os digitais. Um jogo que temos acompanhado e jogado o beta, que lançou hoje (23/10) é o Gwent, o card game baseado na série de livros e games The Witcher.


Gwent foi criado como um minigame no jogo The Witcher 3, e sua popularidade foi tamanha que a CD Projekt Red, a companhia que desenvolveu o jogo, resolveu criar um card game online baseado em Gwent.



O que Gwent tem de diferente?


Antes de começar, é importante esclarecer que jogamos o beta fechado e aberto do Gwent. Apesar de termos uma noção de como o jogo funciona e de suas mecânicas, o jogo lançado hoje é completamente diferente da experiência do beta, com cartas rebalanceadas, novas mecânicas para construir decks e gráficos aprimorados.


A diferença maior de Gwent para outros card games está no fato de que suas cartas não estão limitadas por mana ou algum outro tipo de recurso: você pode jogar qualquer carta que quiser, a qualquer momento.


Gwent é um jogo no qual é importante manejar seus recursos de forma estratégica ao longo dos rounds, lendo a estratégia do seu oponente e analisando se vale a pena investir pesado em um determinado round, ou se dosar suas forças é o melhor.


Somado a isso, os decks de Gwent tem uma consistência grande. O número mínimo de cartas é 25, você compra 10 cartas no início do jogo e tem a opção de dar mulligan em algumas cartas que não quer ter na mão no momento. Além disso, ao final de cada round o jogador compra três cartas extras.


Também há cartas e combos que procuram ou puxam cartas do seu deck, então as suas estratégias e forma de jogar o deck irão ser consistentes na maioria dos jogos. O que importa mais é sua habilidade de pilotar o seu deck.


Para quem não gosta de depender da sorte, raramente você irá reclamar de perder por falta de não ter comprado aquela carta que é necessária para sua estratégia funcionar e venceria o jogo, ou do seu oponente comprando a última peça do Exódia no turno em que você iria ganhar.


Como o jogo funciona?


Quando começar a jogar, você irá escolher uma das cinco facções disponíveis. Cada uma tem suas cartas e formas de jogar exclusivas, e diversos líderes, que tem uma habilidade especial que pode ser usada uma vez por partida. Também há cartas neutras, que toda facção pode usar.


Existem diversos tipos de cartas, como criaturas, magias que causam dano ou dão buffs, cartas de clima que afetam uma das fileiras pela duração do round, entre outras.


Depois de escolher seu deck e entrar numa partida, o tabuleiro de Gwent tem duas fileiras nas quais você pode jogar suas cartas: melee e ranged. Qualquer carta pode ir em qualquer fileira, mas algumas cartas se beneficiam de estar em uma determinada fileira ou perto de outras cartas.


Uma partida consiste em três rounds, e para vencer o jogo, você precisa ganhar dois desses rounds. Cada carta que o jogador coloca na board tem um valor, que é adicionado ao seu total de pontos, e cada jogador só pode jogar uma carta por vez.


Quem tiver mais pontos no final do round, vence. Um detalhe importante é que tanto você quanto seu oponente podem “passar” o round quando quiserem. Então se, por exemplo, você está muito à frente e acha que não vale mais a pena investir cartas naquele round, você pode passar e ver se seu oponente tenta vencer o round utilizando mais cartas do que você jogou - o que te dá uma vantagem nos próximos rounds - ou se ele guarda suas cartas e deixa a vitória para você.


Tão importante quanto a escolha das cartas no deck, é a escolha do seu líder, que tem sinergia e habilidades que ajudam a viabilizar os combos das facções.


Em um deck como espiões de Nilfgaard, por exemplo, que precisa usar combos específicos para buffar suas cartas ou eliminar as do oponente, um lider como Jan Calveit é fundamental, pois a habilidade dele possibilita olhar as 3 cartas no topo do seu deck e jogar uma.



É um jogo bom para jogar sem investir dinheiro?


Sim! Além de ser grátis para jogar, Gwent é um jogo bem justo com as recompensas. Após vencer seis rounds em um dia (rounds, não jogos), você ganha ore - o dinheiro do jogo - para comprar um keg, o equivalente do jogo de pacotes de cartas.


Com esse sistema, mesmo jogando casualmente, você pode conseguir abrir um keg por dia pelo menos, criando sua coleção pouco a pouco. Ao abrir o keg, a última carta - que é rara, épica ou lendária - é escolhida por você entre três aleatórias, o que também facilita a achar aquela lendária que você tanto quer.


Você também pode criar qualquer carta que você quiser utilizando Scraps, uma moeda do jogo que você ganha como recompensas ou se desfazendo de cartas repetidas.


Ao jogar partidas, você sobe de nível, o que te dá recompensas, e se estiver jogando no modo rankeado, a cada rank que você sobe, também é recompensado de alguma forma. Por fim, há o sistema de GG. Ao final do jogo, você pode mandar “Good Game” para o oponente e vice-versa. Se seu oponente te mandar GG, você ganha um pouco de ore ou scraps. Isso tudo faz de Gwent um dos card games digitais mais generosos no mercado hoje em dia.


O que é Thronebreaker?


Thronebreaker é uma aventura single player que será lançada junto com Gwent. Essa aventura é paga (o preço dela é R$ 99 reais), e seu conteúdo não afeta o modo online: as cartas que podem ser obtidas nela poderão ser feitas por meio de scraps.


A aventura acontece antes dos jogos do Witcher, e, de acordo com os desenvolvedores, tem uma forma similar de contar a sua história aos jogos.


Você explora o mundo, resolvendo conflitos, fazendo quests e derrotando exércitos inimigos, melhorando seu deck no processo e fazendo escolhas que mudam o mundo e a narrativa. Com cerca de 25 horas de jogo, Thronebreaker parece ser uma aventura interessante para quem é fã da série ou curte RPGs onde suas escolhas importam.


Por enquanto, essas são todas as informações que temos sobre Gwent! No fim da semana, iremos escrever um texto com as nossas impressões do lançamento do jogo e do que mudou em relação ao Beta!

52 visualizações
  • JokeBox Youtube
  • JokeBox Facebook
  • JokeBox Instagram

@2018 por JokeBox crew